Barreiras: Equipe da Ala de Saúde Mental do Hospital Municipal Eurico Dutra passa por capacitação

Dircom

A manhã dessa segunda-feira (11) foi de aperfeiçoamento profissional para a equipe multiprofissional composta de psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médico psiquiatra e assistentes sociais que trabalham na Ala de Saúde Mental do Hospital Municipal Eurico Dutra, em Barreiras. A nova ala, que foi implantada recentemente no município, está em consonância com a política do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS.

A capacitação foi realizada pela equipe da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e contou com a participação do secretário municipal de saúde, Anderson Vian, da coordenadora do Núcleo Regional de Saúde/Oeste, Suzete Dias, da diretora administrativa do Hospital Municipal Eurico Dutra, Helena Luísa Lyrio, coordenadora de saúde mental de Barreiras, Denny Samper, da coordenadora de capacitação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) Gregório de Matos sediado em Salvador, Renata Filgueira e da técnica de enfermagem Adenildes dos Santos.

Durante todo dia, os profissionais que trabalham na linha de frente com os pacientes da Ala de Saúde Mental tiveram a oportunidade de discutir as relações pontuais vivenciadas por eles diariamente, como também o acolhimento dos pacientes, o tratamento com a família e sobre como deve ser o ambiente adequado para pacientes com problemas mentais em internações de curta duração.

Segundo a coordenação da SESAB, a capacitação será estendida nessa terça-feira (12) aos municípios do oeste da Bahia que contemplam o atendimento em Saúde Mental e do CAPS AD, com espaço apto para atender pacientes que fazem uso de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas. Além de Barreiras, participarão as equipes de Luís Eduardo Magalhães, Santa Rita de Cássia e São Desidério.

Para o secretário municipal de saúde, essa primeira capacitação para a equipe de Saúde Mental de Barreiras acrescenta no conhecimento e na habilidade dos profissionais com os pacientes que necessitam de cuidados e de atenção específica.

“A Ala de Saúde Mental do Hospital Municipal Eurico Dutra está composta inicialmente por oito leitos, sendo três femininos, quatro masculinos e um infanto-juvenil. Essas capacitações que elevam a qualidade técnica e aperfeiçoamento profissional da nossa equipe, impactam diretamente na oferta de um atendimento humanizado aos pacientes de saúde mental e fazem parte das prioridades da saúde em nosso município”, destacou Anderson Vian.


Compartilhe:

Comentários: