Secretaria de Saúde de Barreiras amplia Salas de Vacina para aplicação da BCG

Com a proposta de ampliar a oferta da vacina BCG para os recém-nascidos do município e visando dinamizar o acesso da população ao serviço, bem como, o aumento da cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde de Barreiras aumentou o número de unidades de saúde com Salas de Vacina aptas para a aplicação das doses desse imunizante, que protege as crianças ainda na primeira infância, contra doenças graves a exemplo da tuberculose.

Desde segunda-feira (19), a vacina BCG está disponível nas Unidades de Saúde Jardim Ouro Branco, Aurelina Barros (Jardim Ouro Branco), Davi Bessa (Novo Horizonte), Nivaldo Moreira da Mata (Jardim Vitória), Hans Werner (Vila Amorim), CAIC (Cascalheira), Leonídia Ayres (Morada Nobre) e Herculano Farias (Barreirinhas). O imunizante, que faz parte do calendário nacional de vacinação, é destinado às crianças na faixa etária de 0 a 7 anos, 11 meses e 29 dias.

Para esta ampliação, foi realizado um curso específico em dezembro de 2023 para técnicos de enfermagem e enfermeiros das Unidades de Saúde, como também para técnicos de enfermagem do Hospital do Oeste. De acordo com Lívia Teles, enfermeira sanitarista da COPIM, a intenção é oferecer a vacina em todas as unidades do município, facilitando o acesso dos usuários.

Conforme a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, a BCG é uma das primeiras proteções que o bebê recebe ao nascer, por isso, ampliar as salas de vacinação em condições de administrar o imunizante, garantirá para a população novos espaços para essa vacinação tão necessária. “A cobertura vacinal é de suma importância para toda população almejando o nosso principal objetivo que é o de erradicar, com a vacinação, doenças que podem trazer problemas para a saúde pública. Essa ampliação da cobertura vacinal faz parte das estratégias da saúde municipal, dando total acesso para os munícipes e fortalecendo a rede da Atenção Primária, que precisa alcança as metas para essa cobertura vacinal, sendo realizada conforme o Programa Nacional de Imunização – PNI e coordenada pela Coordenação do Programa de Imunização (COPIM)”, explicou.

Nas Unidades de Saúde de Barreiras a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h. A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é indicada para prevenir as formas graves de Tuberculose (Miliar e Meníngea), e que afeta pulmões,  rins, ossos e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É aplicada em dose única e ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Compartilhe:

Comentários: