Secretaria de Saúde de Barreiras apresenta à população a Campanha Outubro Rosa – Se toque pela Vida!

Seguindo o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta terça-feira (17), a Campanha “Outubro Rosa – Se toque pela Vida!”. Com apresentação cultural do músico Marco Antônio, o evento que aconteceu no Auditório João do Biriba da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, teve o propósito de detalhar as ações que serão desenvolvidas até 31 de outubro.

Estiveram na apresentação das ações, a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues; a subsecretária Juana Jamille, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; coordenador da Atenção Primária, Ari Donizete; coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Emanuela Oliveira; e ainda, o médico mastologista, Lucas Araújo e a médica ginecologista, Jeane Barbosa. Os vereadores Francisco Sobrinho, Hipólito dos Passos, Silma Alves e Valdomiro José, também puderam conhecer os detalhes da ação que terá no Dia D da Campanha, em 27 de outubro, todos os atendimentos nas unidades de saúde exclusivamente dedicadas às mulheres.

Desde o dia 1º até 31 de outubro, todas as Unidades vinculadas à Atenção Primária à Saúde estarão promovendo atividades essencialmente voltadas à saúde da mulher, como a realização de preventivos, avaliação das mamas, agendamento de mamografia e ultrassom de mamas, além de educação em saúde, consultas médicas e atendimentos de enfermagem. No dia 25 de outubro, a partir das 19h30, acontecerá na Avenida Antônio Carlos Magalhães a mobilização geral do Outubro Rosa, momento que envolverá atividades físicas com fisioterapeutas, exames de bioimpedância com a equipe de nutrição, também vacinação e a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

A secretária Jamile Rodrigues pontuou que também haverá no dia 28 de outubro, mais uma agenda especial no CAM, a partir das 7h, para pacientes previamente agendadas com coleta de preventivos, consultas com ginecologista e mastologista, agendamento para inserção de DIU, planejamento familiar, punção aspirativa por agulha fina e core biopsy guiadas por USG quando será zerada a fila de demandas. E, ainda, uma roda de conversa com temas relevantes como prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

“Realizamos nesse encontro a apresentação do Outubro Rosa em Barreiras, trazendo todas as ações já realizadas desde o início do mês e as que seguimos executando até o dia 31. São iniciativas voltadas para prevenção e tratamento do câncer de mama e do colo do útero, por isso, chamamos a atenção de todas as mulheres, seus familiares e de toda a sociedade, para participar da Mobilização pela Saúde da Mulher no dia 25 de outubro, quando estaremos na Avenida ACM com atendimentos exclusivos mostrando a importância desse tema que é trabalhado diariamente nas 49 unidades de saúde, e está sendo intensificada com a programação da Campanha Outubro Rosa – Se toque pela Vida!”, pontuou Jamile Rodrigues.

A Secretaria Municipal de Saúde promove até o dia 25 de outubro uma série de lives com o objetivo de proporcionar orientações e levar dicas de saúde às mulheres do município. As palestras serão transmitidas pelo Canal da Prefeitura de Barreiras no YouTube e pelo Instagram @prefeituradebarreirasoficial.

Nesta quarta-feira (18), a especialista Dra. Adriana Barreto falará na live sobre “Vulvovaginites – Novos conceitos e abordagem prática”, às 16h. No dia (20), a live será sobre “Patologia do trato genital inferior/colposcopia”, com a especialista Dra. Fabiane Castro, às 16h30. Já no dia (25), o especialista Dr. Paulo Poggio, abordará o tema “Anticoncepção e Planejamento Familiar”, às 14h.


Compartilhe:

Comentários: