Secretária de Saúde de Barreiras participa em Goiânia da edição 2023 do Conasems

A secretária de Saúde de Barreiras, Jamile Rodrigues, marcou presença durante o 37º congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), considerado o maior evento de saúde pública da América do Sul. Realizado de 16 a 19 deste mês, no Centro de Convenções de Goiânia, o evento trouxe como tema principal “O SUS que Falta no Brasil” e reuniu profissionais da área da saúde de todo o Brasil, para debates e discussões aprofundadas das possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS.

“Participar deste evento foi um momento oportuno para discutir com secretários de saúde a realidade dos nossos sistemas de saúde e claro, também ter acesso às experiências exitosas para avaliarmos a possibilidade de implementar ainda mais estratégias de resolução das demandas da rede municipal de saúde”, destacou a secretária Jamile Rodrigues.

O Congresso Conasems contou com uma mesa central sobre a Integralidade no SUS, perpassando por macro-temas como atenção básica, de média e de alta complexidade, assistência farmacêutica e complexo industrial, vigilância em saúde etc. Além da mesa central, outras mesas satélites com temáticas diversas foram realizadas ao longo da programação. Outro atrativo do evento foi a Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, quando foram apresentadas 500 experiências exitosas para avaliação de júri técnico, com seleção dos trabalhos vencedores.

Finalizando a sua avaliação sobre o Conasems 2023, a secretária lembra que em consequência das transformações demográficas, do desafio das mudanças climáticas, das desigualdades econômicas e mudanças de hábitos da população, das implicações do relacionamento entre setor público e o privado, da judicialização, da crescente interferência do legislativo na gestão da saúde e do precário e insuficiente financiamento, “é primordial analisar, monitorar e avaliar as mudanças no padrão da demanda por serviços de saúde e das necessidades de saúde da população”, diz Jamile.


Compartilhe:

Comentários: