Secretaria de Saúde promove capacitação para Marcadores de Exames para alinhar fluxo de atendimento com a Central Integrada de Regulação, em Barreiras

Na manhã desta terça-feira (11), todos os 48 marcadores das unidades de saúde que fazem, diariamente, a marcação de consultas especializadas, exames e procedimentos na rede de saúde, participaram da capacitação de qualificação para alinhamento do processo de trabalho, além de conhecerem um novo fluxo de marcação que irá mapear toda a demanda por exames e consultas existente no município.

O encontro aconteceu no auditório do Centro de Cultura Rivelino Silva de Carvalho, ministrado pelo especialista Matheus Souza, com a presença da coordenadora da Central Integrada de Regulação (CIR), Josélia Nunes; o coordenador da Atenção Primária de Saúde, Ari Donizete; apoiadoras da Atenção Primária e equipes técnicas.

De acordo com a coordenadora da CIR, a capacitação amplia a oportunidade de aprender mais sobre o sistema, sanar dúvidas dos marcadores e ajuda o município a traçar novas estratégias a fim de fortalecer o processo de regulação. “Esse espaço de conhecimento e compartilhamento de experiências, é uma ferramenta que além de atualizar os marcadores, também oportuniza mostrar o novo fluxo de atendimento e disponibilização de exames, ajudando identificar o grau de prioridade de cada usuário no acesso a consultas, procedimentos ambulatoriais e hospitalares”, afirmou Josélia Nunes.

O objetivo é integrar, cada vez mais, o marcador no processo de regulação, pois são eles que estão na ponta do SUS, atendendo os usuários e mediando as vagas disponibilizadas. “É uma articulação importante para que a gente possa entender realmente esse processo de trabalho da marcação dentro das unidades de saúde em seus territórios, entendendo as dificuldades, as fragilidades e, diante disso, capacitar esses marcadores para que possamos ter uma padronização desse processo de trabalho”, complementou o coordenador da Atenção Primária, Ari Donizeti.

Outro assunto abordado foi a alta taxa de absenteísmo existente na rede, que é o não-comparecimento dos pacientes nas consultas e procedimentos marcados, seja por falta de comunicação ou preparo adequado para um procedimento. Os 34 municípios pactuados e os prestadores de serviço também estarão participando da capacitação na próxima sexta-feira (14), para alinhar todo o fluxo de atendimento da CIR.


Compartilhe:

Comentários: