Vacina Coronovac começa a ser distribuída nos municípios da região Oeste da Bahia

Das 4.800 doses da vacina entregues no Oeste, Ibotirama recebeu 520 e já iniciou a vacinação.


 

 

Chegada da vacina no Aeroporto de Salvador. Foto: Alberto Maraux

Ivana Dias

As 376.600 doses da Coronovac chegaram na noite de ontem (18), ao Aeroporto de Salvador. A carga foi encaminhada para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), onde foi montada uma estrutura para recebimento e armazenamento temporário do imunizante, aos cuidados dos técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Após o processo de conferência e separação, o envio das vacinas para o interior do estado foi iniciado com as entregas nas cidades-polo de diferentes regiões. Na região Oeste da Bahia foram entregues 4.800 doses da vacina contra a Corona Vírus, nesta madrugada (19), no Aeroporto de Barreiras.

O imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech, foi levado para a sede do Núcleo Regional de Saúde (NRS) e será distribuído ainda hoje para os 15 municípios da região Oeste.

Chegada da vacina no Aeroporto de Ibotirama. Foto: Ascom/Ibotirama.

 

“Vieram 4.800 doses para serem distribuídas nos 15 municípios da microrregião de Barreiras. A distribuição é feita pelo Núcleo Regional de Saúde. Nós vamos começar a distribuir ainda hoje”, afirmou a diretora do NRS, Suzete Dias.

Em dezembro a prefeitura de Barreiras divulgou o Plano de Vacinação Municipal, que  prevê a divisão das pessoas que receberão as vacinas em quatro grupos: trabalhadores da saúde, idosos de 75 anos acima e os indígenas, serão os primeiros. Logo depois serão as pessoas de 60 a 74 anos e as que moram em instituições. Na terceira fase estão as pessoas que apresentam comorbidades. Encerrando a imunização dos grupos prioritários serão vacinados os professores de nível médio e superior; forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional e população carcerária.

O plano de imunização prevê ainda, a oferta das doses nas 26 unidades de saúde de Barreiras, em dois pontos de drive-thru, vacinação em domicílio para pessoas incapacitadas de sair de casa, e doses para as populações da zona rural, com o apoio da unidade móvel.

Ibotirama inicia vacinação

 

As 520 doses da vacina Coronavac já foram entregues em Ibotirama no início desta manhã (19). A aeronave decolou de Santa Maria da Vitória e chegou ao município antes das 08 horas. “Com essa primeira remessa iremos vacinar os profissionais de saúde que estão na linha de frente, com a garantia do envio da segunda dose também pelo governo, para concluir o processo de imunização com segurança. Após a segunda dose iremos estender as próximas remessas para imunizar os outros grupos prioritários”, pontuou o secretário de saúde de Ibotirama, Ademilton Mendonça.

 

O prefeito Laércio Santana aplicou a primeira dose. Foto: Redes Sociais

O processo de vacinação iniciou com a primeira dose da vacina sendo aplicada às 10 horas da manhã de hoje. A escolhida foi a médica da linha de frente, Dra. Cristiane, que trabalha no Hospital Regional Velho Chico – HRVC e está no enfrentamento à pandemia desde o início. “Essa é a primeira profissional da linha de frente que será vacinada em Ibotirama e vou ter o orgulho de ser o vacinador da minha colega, levando esperança de dias melhores ao nosso povo”, disse o prefeito Laércio Santana, que fez ainda um alerta a toda população. “Vamos manter os cuidados necessários como o uso de máscaras, distanciamento social e higiene pessoal, para que possamos ter o máximo de segurança possível”, concluiu.

O prefeito Laércio Santana e o Secretário de Saúde municipal, Ademilton Mendonça, informaram que as orientações contidas no plano de vacinação apresentado pelo Ministério da Saúde serão seguidas e aguardam a chegada de mais doses do imunizante nos próximos dias, a fim de dar seguimento ao plano de vacinação.


Compartilhe:

Comentários: