Lewis Hamilton marca história na Fórmula 1

Photo by Wikimedia

A Fórmula 1 pode não ter a mesma audiência e enorme prestígio que tinha há alguns anos no Brasil, algo que é consenso para muitos. Porém, os números comprovam que ao menos um fato, em específico, é inegável: o inglês Lewis Hamilton já pode ser considerado um dos maiores pilotos da história da modalidade.

Aos 35 anos e no auge de sua carreira, o hexacampeão Hamilton ganhou o seu primeiro Campeonato Mundial de Pilotos com a britânica McLaren em 2008, antes de se mudar para a alemã Mercedes em 2013 — sua atual equipe. Com a Mercedes, Hamilton venceu mais cinco campeonatos mundiais e agora está a apenas um título de se igualar com o recordista e heptacampeão Michael Schumacher, que se aposentou das pistas em 2012.

Segundo o lendário narrador de Fórmula 1, Murray Walker, Hamilton se tornará o maior pilotos de todos os tempos da categoria em curto espaço de tempo — caso não aconteça algum imprevisto, como uma aposentadoria no próximo ano, por exemplo.

Se Hamilton ultrapassará Schumacher no número de títulos, isso é a história que irá mostrar nos próximos anos. O fato é que o piloto da Mercedes já estabeleceu alguns recordes na categoria que o colocam no ponto mais alto de toda a trajetória da principal categoria do automobilismo mundial.

Recorde de pole positions

Primeiro piloto a conseguir 90 pole positions na história da Fórmula 1, Hamilton tem uma grande vantagem sobre o segundo colocado, Schumacher, dono de 68 poles conquistadas. Para se ter uma ideia, o inglês se tornou o piloto com o maior número pole positions na categoria em 2 de setembro de 2017, no Grande Prêmio de Monza, na Itália. Ídolo de Hamilton, Ayrton Senna é o terceiro da lista, com 65.

Recorde de vitórias em uma mesma pista

Em 20 de julho deste ano, Hamilton venceu o Grande Prêmio da Hungria pela oitava vez em sua carreira (2007, 2010, 2012, 2013, 2016, 2018, 2019 e 2020). Com o feito, o piloto britânico igualou o recorde de vitórias em uma única pista, que até então pertencia somente a Schumacher, que venceu o GP da Bélgica em oito oportunidades.

Maior aproveitamento de presença em pódios

Em 9 de agosto deste ano, ao conquistar a segunda posição no Grande Prêmio dos 70 Anos da Fórmula 1, realizado no emblemático Circuito de Silverstone, Hamilton chegou aos 155 pódios na carreira, igualando Schumacher na liderança dessa estatística.

No entanto, o aproveitamento de Hamilton é superior ao do alemão. O piloto da Mercedes chegou entre os três primeiros colocados em 255 corridas, ou seja, isso significa que Hamilton alcançou o pódio em 60% das provas que disputou. Schumacher, por sua vez, teve 155 pódios em 308 largadas na Fórmula 1 — aproveitamento pouco acima dos 50%.

Hamilton pode quebrar o recorde de vitórias de Schumacher em 2020

Com quase 90 vitórias conquistadas na Fórmula 1, Hamilton está perto de quebrar o recorde de vitórias da Fórmula 1, que pertence a Schumacher. O ex-piloto alemão é dono de 91 triunfos na categoria — 72 delas foram pela Ferrari.

Hamilton, que já declarou em várias entrevistas a sua admiração por Schumacher, é considerado por muitos como o melhor piloto de todos os tempos, melhor que seus ídolos, o alemão Schumacher e o brasileiro Ayrton Senna. Segundo o ex-piloto Eddie Irvine, Lewis Hamilton é melhor que os ex-pilotos Michael Schumacher e o brasileiro Ayrton Senna, opinião compartilhada pelo lendário narrador inglês Murray Walker.

Fora das pistas, Hamilton também é um fenômeno no marketing

Photo by Wikimedia

Além de ser craque dentro das pistas, fora dos autódromos Hamilton também é extremamente bem-sucedido. Citado em várias listas como um dos esportistas que mais faturam, o piloto mantém uma parceria multimilionária há uma década com a Mercedes GP e já foi embaixador de grandes marcas como Bose, Puma, Tommy Hilfiger, IWC, entre tantas outras.

Também vale destacar que o piloto inglês é capa do game F1 2020. Jogo produzido pela empresa Codemasters, o F1 2020 é o principal simulador de videogame da categoria, além de ser o único 100% licenciado.

 

 


Compartilhe:

Comentários: